Você sabe quais os benefícios de contar com planejados na decoração de seu apartamento pequeno? Conheça as opções mais modernas do mercado!

Com o boom imobiliário e a ocupação cada vez mais intensa da população com o trabalho, o mercado ganhou uma forte tendência que são os apartamentos pequenos ou compactos. No entanto, com espaços cada vez mais reduzidos é necessário algumas soluções inteligentes na hora de mobiliar e decorar, a fim de aproveitar todo e qualquer espaço disponível. Mas como posso fazer para ter móveis planejados otimizando o espaço em apartamentos pequenos?

Para resolver essa questão, os móveis planejados se tornaram fortes aliados de quem precisa mobiliar, reformar e tornar o apartamento funcional para seu dia a dia. Optando pelo planejamento de cada cômodo é possível dar uma nova cara aos ambientes, além de atender exatamente às necessidades dos moradores e inserindo a personalidade e estilo dos proprietários no projeto.

Pensando em tudo isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de decidir entre móveis prontos ou planejados para seu espaço, além das melhores opções para cada ambiente. Veja abaixo algumas das vantagens em contar com essa solução!

  • Projeto personalizado: O projeto de móveis planejados é personalizado, por isso é possível produzir de acordo com as demandas do seu ambiente. Sendo assim, pode-se controlar mais de perto a escolha do material e da qualidade da produção e do acabamento.
  • Alto aproveitamento de espaços: Quem é que não sonha com tudo arrumado e organizado, seja sapato, roupas, livros, materiais de escritório ou mesmo as louças na cozinha? Investir em um mobiliário planejado permite a criação de uma peça voltada para usos específicos que caiba no espaço desejado, mas também, apresente multifuncionalidades. Um exemplo é a cômoda, que serve para roupas e, ao mesmo tempo, pode ser utilizada como suporte para a televisão, ou guarda roupa com encaixe para televisão por trás do espelho. Há diversas soluções no mercado que atendem a qualquer necessidade.
  • Custo-benefício: móveis sob medida também dão a oportunidade de gerenciar melhor os gastos com as peças. Por exemplo, pode se optar por materiais mais econômicos, que se adequem ao orçamento. Além disso, os móveis planejados são muito resistentes, o que faz o custo benefício valer a pena. Se o material escolhido no projeto for de qualidade, a durabilidade desses móveis é muito maior que dos móveis convencionais. Assim, essas mobílias também são muito indicadas para suportar eletrodomésticos pesados como fornos embutidos, por exemplo.

Além disso, separamos algumas dicas para te ajudar na hora de escolher os seus móveis. Fazer uma boa escolha de projeto é essencial para usufruir de toda as vantagens dos móveis planejados:

  • Procure uma empresa qualificada: a escolha de um bom profissional é essencial para o sucesso do projeto. Arquitetos, designers de interiores ou projetistas são os indicados para planejar os móveis da melhor maneira. Eles são responsáveis por unir conhecimentos técnicos e estéticos para planejar projetos que atendam às suas necessidades respeitando a estrutura da casa.
  • Tenha planta do imóvel ou garanta que seja feita a medição correta: como os móveis são feitos para ocupar perfeitamente todo o espaço disponível, é importante que as medidas sejam exatas. Além disso, é importante se atentar aos pontos elétricos, hidráulicos, de gás e a disposição das tomadas para instalar eletrodomésticos. Realizar essa tarefa com atenção antes do início do projeto, evita ajustes futuros que podem aumentar o preço final.
  • Escolha os materiais e padrões que combinem com o restante da casa e com seu gosto: a escolha de materiais e cores impacta diretamente no orçamento do projeto, contudo, optar pelo mais barato nem sempre é a melhor opção. Os acabamentos são muito importantes para garantir o estilo da decoração e a durabilidade dos seus móveis, além, é claro, de imprimir a sua personalidade.
  • Busque referências: levar referências para seu projetista ou arquiteto é fundamental. Pesquise, busque inspirações na internet e converse com pessoas que já possuem móveis planejados em casa. Isso vai ajudar a dar um norte para o profissional sobre aquilo que você gosta, o que combina com você, mas também dê liberdade para que ele te surpreenda positivamente e dê dicas funcionais.

Como você leu, os planejados apresentam muitas vantagens, principalmente no que diz respeito ao aproveitamento de espaço. Avalie a melhor opção e lembre-se de que economizar não significa adquirir produtos de baixa qualidade, mas sim comprar itens que ofereçam um bom custo-benefício.

Este post ajudou você a entender como escolher o tipo de móvel ideal à decoração de seu apartamento? Solicite seu projeto na Ambienta Planejados!