As cores transmitem sentimentos, trazem sensações e podem tornar um ambiente agitado ou aconchegante. Esse tipo de estudo leva às infinitas possibilidades e diferencia quais são as cores que podem e devem estar em um ambiente e quais não devem ser usadas. Pensando nisso, separamos 5 dicas de cores para utilizar na cozinha.

A cozinha é um cômodo que permite diversificar nos estilos, propondo possibilidades criativas, interessantes e funcionais. Então, quer deixá-la mais receptiva para seu dia a dia e para suas visitas?

Vamos lá!

5 dicas de cores para você utilizar na sua cozinha
5 dicas de cores para você utilizar na sua cozinha

  • Cores vivas para trazer modernidade

A cozinha é um dos ambientes das residências que permite trabalhar com cores vibrantes para trazer um clima de descontração e animação no local. E há diversas formas de trabalhar isso no seu projeto.

Isso pode ser feito não só com a pintura das paredes, mas também com jogos de iluminação que realcem determinadas paletas de cores, itens decorativos (adesivos, quadros, ladrilhos, entre outros) e, também, com eletrodomésticos.

Cada vez mais, as empresas estão produzindo eletrodomésticos coloridos e que podem trazer efeitos interessantes para sua cozinha. O vermelho, por exemplo, é uma forte tendência e que pode trazer um ambiente mais divertido e interessante para seu cômodo.

  • Verde escuro para transmitir luxo e sofisticação

Se você tem um bom espaço e quer comunicar luxo, deve utilizar os tons de verde escuro, como o esmeralda. Para ficar ainda mais sofisticado, trabalhe detalhes em cobre/dourado como puxadores, chaleiras, talheres, vasos, torneira, etc.

  • Misture cores vivas e sóbrias

Que tal fazer um mix de cores sóbrias e vibrantes? Por exemplo, incluir armários amarelos em uma cozinha com diversos móveis e eletrodomésticos em tons neutros pode trazer um contraste interessante e maior vivacidade para o ambiente. Amarelo, laranja, turquesa são lindas opções para essa mistura com branco, nude, bege e cinza claro.

  • Utilize as cores claras para dar a impressão de maior tamanho nas cozinhas pequenas

Quem tem cozinha pequena, o ideal é utilizar cores claras, já que elas criam uma sensação de amplitude no ambiente. Nesses casos, os tons mais recomendados são: creme, cinza claro, branco, gelo, bege, marfim, nude, etc.

Para não deixar sua cozinha de uma cor só, varie os tons em acessórios, decoração e eletrodomésticos. Contudo, cuidado para não pesar a mão e gerar o efeito contrário e diminuir a sensação de espaço. Tenha equilíbrio nas escolhas.

  • Tom sobre tom é aposta certeira

Outra forma interessante de utilizar as cores em sua cozinha é implementar vários tons da mesma cor no ambiente. É possível implementar diversos tons de madeira, por exemplo, criando um efeito degradê.

Por exemplo, você pode utilizar um azul-marinho para a parede, a fim de gerar um espaço menos estreito e, também, escolher eletrodomésticos e panelas azuis (claro ou escuro) para compor a cozinha, bem como quadros e decorações azul pastel. Com isso, cria-se um efeito tom-sobre-tom que pode ser bem interessante para compor o ambiente.

Então, aproveite as tendências em cozinhas e as cores que estão em alta, seja verde, vermelho, amarelo, azul, branco, preto! Tudo cabe desde que tenha a ver com a sua personalidade e gosto!

E para ter a cozinha com a sua cara, com móveis nas cores que indicamos acima, que tal contar com móveis planejados? Assim, além de criar o ambiente com o estilo que deseja, poderá compor os espaços da melhor forma.

Para isso, conte com Ambienta Planejados, Projetos do tamanho do seu sonho!!!